IMG_0030_copy__2_

10 casas inspiradoras!

A fachada de uma casa é como a carta de apresentação de um profissional. A primeira impressão é a que fica. Ao contrário de todo o décor de uma residência, destinado a moradores e visitantes, a fachada de uma casa está aberta à apreciação do publico em geral. A fachada de uma casa define não apenas o estilo escolhido pelo designer, mas, principalmente, a personalidade do morador. Até por isso, uma fachada precisa se impor enquanto peça de arquitetura, trazendo uma dose de estilo, sofisticação e elegância ao mesmo tempo em que se estabelece como funcional e prática.

Neste artigo do homify, vamos dar uma olhada em 10 fachadas de casa que são um arraso – projetos arquitetônicos de qualidade ímpar, que resgatam o ideal da casa dos sonhos e o transformam em realidade.

Brises

Neste projeto do Estúdio Geya, na Argentina, temos uma fachada de uma casa que se destaca por sua modernidade e elegância. Na prática, temos dois pisos divididos por planos de concreto O primeiro piso abre espaço para a garagem e para um interessante projeto de paisagismo. Já o piso superior aproveita o plano de concreto para criar uma espécie de varanda estendida. Reparem ainda nos interessantes brises de madeira que protegem o piso superior do sol, adicionando ainda um charme extra a este projeto arquitetônico de primeira.

Blocos

Aqui temos o projeto de uma residência do Condomínio Alphaville de Londrina, que traz em sua estrutura um jogo de volumes dos mais criativos. Trabalhando com linhas retas e formas geométricas perfeitas, a fachada desta casa destaca-se pela suposta simplicidade, mas que esconde um projeto tão complexo quanto fascinante. Os blocos se intercalam de forma a criar uma dinâmica de movimento das mais curiosas. Um dos destaques desta fachada é o pé direito alto do primeiro piso, evidenciado pela porta de dimensões amplas, um toque de sofisticação e elegância impecável. Para completar, o belo projeto de paisagismo externo, que é um deleite para os olhos.

Modernista

Aqui temos uma fachada de casa das mais interessantes. Estruturada como um único e gigantesco bloco horizontal, esta fachada parece se inspirar nos projetos da escola Bauhaus de design, que priorizavam a funcionalidade e a filosofia de que menos é mais. Impossível negar que esta ideia foi seguida à risca na fachada desta casa. O piso superior é um bloco de concreto inteiro, o que cria uma sensação de peso e formalidade, que é quebrada com inteligência pelas paredes/janelas que deixam todo o interior visível.

Laranja

Neste projeto, temos a fachada de uma casa das mais simpáticas. Os tons de branco predominam, mas são quebrados com elegância por elementos em laranja e pela imensa porta de madeira, que evidencia um pé direito elevado. A fachada desta casa mescla elementos retos em sua estrutura e oblíquos no telhado, criando uma sensação de movimento e criatividade. A varanda no piso superior traz um leveza ainda maior a este projeto, que ainda se beneficia de um belo design em seu paisagismo externo.

Pilares

Aqui temos mais uma fachada de uma casa com um design dos mais curiosos. Em resumo, temo um piso superior em forma de bloco que é sustentado por dois pilares – que, por sua vez, limitam o espaço da garagem. Também investindo na filosofia de que menos é mais, este design modernista apresenta elementos bem específicos de atenção, como o painel em madeira ao fundo da garagem e o piso superior em formato de C invertido, com brises de madeira dando um charme todo especial ao projeto.

Árvore

Nesta bela fachada de casa, temos um projeto que privilegiou as características do terreno, trabalhando a partir de um aclive de quase 4 metros e com uma grandiosa árvore no terreno. Dessa forma, a casa se estruturou em dois pisos distintos. O imenso painel de madeira dá a essa fachada um clima todo especial, de unidade e força. O acesso principal da casa, como podemos ver, se dá por uma escada de concreto que, de forma orgânica, vai delimitando o caminho até a entrada principal. A árvore, majestosa, completa essa peça tão sensacional!

Mexicano

Um das fachadas de casa mais interessantes que já vimos aqui no homify. A genialidade deste projeto não está na estrutura da fachada, por si até convencional, mas no uso mais do que eficiente das cores, que remetem à cultura mexicana, com seus tons fortes e calientes. A combinação de tons das paredes e janelas é sensacional, mas o destaque mesmo vai para os vitrais, uma sequencia de combinações entre as cores azul, verde e vermelho, que estabelece um mosaico criativo e irresistível.

Sobrado

Ainda que possuam uma estrutura de construção padronizada, os sobrados apresentam, muitas vezes, algumas ideias bem interessantes na hora de criar uma fachada diferenciada. Neste belo exemplo, temos uma fachada de casa que trabalha com diversos elementos geométricos, como as janelas de vidro – que tornam o ambiente interno ainda mais iluminado -, e o bloco de concreto na entrada. O tom de madeira escurecido na varanda e na entrada do sobrado dão um ar de sofisticação a esse projeto, complementado pela sacada em vidro no terceiro piso.

Oriental

Outra fachada de casa simples em sua estrutura, mas genial no aproveitamento de espaço e na criatividade. Com um óbvio toque oriental, temos aqui uma bela fachada que se destaca de seus pares por ter uma personalidade bem específica – moderna e jovial. Os tons brancos estabelecem um interessante contraste com a estrutura em madeira que domina a fachada. O formato vertical do sobrado é um desafio e tanto para os arquitetos, mas é justamente saber aproveitar este espaço de forma eficiente que torna este projeto tão atraente

Container

Um projeto moderno e ousado. A fachada interna desta casa lembra um gigantesco container. O térreo se estabelece como uma estrutura transparente, criando a ilusão de uma base quase inexistente para o piso superior. Isso dá ao projeto uma elegância bem específica, reforçada ainda pelas imensas janelas superiores que permitem que os ambientes internos sejam iluminados de forma integral. O projeto se completa com uma área verde de lazer invejável, perfeita para uma tarde de verão na piscina.

via: (homify).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *